segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CARTA ABERTA

Os presentes ao II Encontro Tocando Pífanos elaboraram uma carta aberta, reivindicando ao Ministério da Cultura o tombamento das bandas de pífanos, tornando-as Patrimõnio Imaterial da Cultura Brasileira. A seguir, a íntegra do documento: 
  
CARTA ABERTA

A cidade de Olinda sediou nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2010, o II Encontro Tocando Pífanos, evento que reuniu mestres de bandas, músicos, pesquisadores, educadores musicais, produtores culturais interessados no estudo, preservação e difusão da banda de pífanos em âmbito nacional, estando presentes representantes dos estados de Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo  e Paraná.
A banda de pífanos faz parte da identidade nacional de maneira sólida, comprovadamente há, pelo menos, 400 anos; está incorporada a diversas manifestações culturais, sejam festas tradicionais, religiosas ou profanas; é instrumento de inclusão social e integração comunitária. Com efeito, tem sido reconhecida,  informalmente, como símbolo nacional.
Os abaixo-assinados, presentes ao encontro,  vêm por meio desta pleitear ao Ministério da Cultura esforços no sentido de tombar  a banda de  pífanos tornando-a,  assim, patrimônio imaterial da cultura brasileira. 
Na perspectiva dos benefícios que podem advir de tal reconhecimento, salientamos a Inserção do pífano na educação musical; melhorias das condições de trabalho dos grupos tradicionais e auto-estima de seus integrantes; a conquista de espaço mais relevante no mercado cultural; e, finalmente, a preservação da cultura oral brasileira.
Olinda, PE, 27 de Novembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário