segunda-feira, 23 de novembro de 2009

OS IRMÃOS ANICETO


 A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto é a mais antiga do Ceará. Tudo começou com José Lourenço da Silva, apelidado Anicete, que viveu até os 104 anos na cidade do Crato, região sul do Ceará, e legou a tradição aos filhos Francisco, João, Antônio, Raimundo, Vicente e Luiz. Atualmente, Cícero, Joval e José Vicente, filhos de João, participam do grupo juntamente com Adriano, filho de Antônio. Vestidos com roupas de cores vivas, calçando alpercatas de couro, os músicos da banda criam peças notáveis, usando como instrumentos os pífanos, a zabumba, a caixa e os pratos.
Exímios artesãos, também constroem os instrumentos que utilizam. O zabumba é feito a partir do tronco de baraúna, medindo quase um metro de circunferência. Raimundo, consagrado como Mestre da Cultura pelo Governo do Estado do Ceará, extrai o miolo do tronco a golpes de machado e facão, deixando somente o arco, que é fechado com couro de bode e esticado com cordas de caroá. O pífano é feito de taboca e marcado a ferro para a criação dos sulcos de onde extraem os sons marcantes de sua musicalidade.
A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto participou do espetáculo Ciranda dos Homens, Carnaval dos Animais, dirigido pelo consagrado coreógrafo Ivaldo Bertazzo, mostrando ainda sua elogiada performance em São Paulo (Teatro Municipal e Sesc Pompéia), Rio de Janeiro (Pavilhão de São Cristóvão), Fortaleza (Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte & Cultura, Centro Cultural Banco do Nordeste), Natal (Teatro Alberto Maranhão) e Serra da Capivara – Piauí (Festival Interartes). Em março de 2005, o grupo participou da programação do Ano do Brasil na França, apresentando-se na Cité de La Musique juntamente com grandes expressões da música brasileira como Djavan, Marcelo D2, Maria Rita, Dudu Nobre, Seu Jorge, DJ Dolores e Riachão.
Após participar de diversas coletâneas, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto teve sua estréia solo no mercado fonográfico com o cd Coleção Memória do Povo Cearense, volume I, parceria da Secretaria da Cultura do Estado com os selos Cariri Discos e Equatorial Produções. O segundo disco do grupo, Forró no Cariri, foi viabilizado com o apoio do Sesc Ceará e tem produção assinada por Calé Alencar e Rosemberg Cariry. (CALÉ ALENCAR)

Um comentário:

  1. Estou maravilhado com a notícia deste encontro dos PIFEIROS aí em Olinda. Tive a grata surpreza de receber o imail do mestre Calé Alencar-Ce comunicando o evento. Como músico,admirador, professor e inciante da pesquiza PIFINIANA ha 10 anos com alunos, só devo comparecer e aprender com os MESTRES DO PIFE. JÁ TIVE A FELICIDADE DE VER TODOS OS GRUPOS DO NORDESTE. Abraços Musicais
    Carlos Zens - Natal-RN

    ResponderExcluir