quinta-feira, 26 de novembro de 2009

AS PALESTRAS

O encontro inclui palestras de estudiosos da tradição dos pífanos, bem como lançamentos de CDs e Dvds sobre o tema.
No sábado pela manhã, o pernambucano Cacá Malaquias vai tratar da etimologia do termo “pífano” e das origens e do instrumento. Em seguida, o professor Elinaldo Menezes Braga, da Universidade Federal de Campina Grande, falará da pesquisa que desenvolveu sobre bandas cabaçais no sertão paraibano.  
À tarde, integrantes das bandas convidadas farão uma roda de conversa, contando suas trajetórias. Logo depois, ocorrerá o lançamento do CD Pifonia e do DVD Manuel Inácio e a Música do Começo do Mundo, de Leonardo Alves. Este documentário será exibido no início da programação noturna do encontro. 
Dia 29, domingo, pela manhã, haverá mais uma roda de conversas com os mestres pífeiros e os Irmãos Aniceto vão falar sobre a coreografia das bandas de pífano. 
Domingo à tarde, será a vez do pesquisador mineiro Daniel Magalhães relatar sobre a tradição dos pífanos no Vale do Jequitinhonha (MG). Às 19 horas, na Praça Laura Nigro, será exibido o vídeo Pífanos no Congado, realizado por Magalhães. 
A parte teórica do encontro acontece no Teatro Mamulengo Só Riso (Rua 13 de Maio 117). Os shows ocorrem na Praça Laura Nigro, no período da noite. (RC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário