sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A TERCEIRA EDIÇÃO




O Tocando Pífanos, é um encontro de bandas de pífanos, estudiosos e amantes do tema, visando uma discussão sistemática que busca integrar, mapear e identificar grupos das mais diversas origens, contribuindo para consolidação e
manutenção desta tradição.

A reunião de pifeiros, pifanistas, tocadores de pifes foi idealizada para revigorar e estabelecer uma nova forma de difusão desta importante tradição da música brasileira.

Nas duas edições anteriores ficou a constatação de que apesar de um aparente esquecimento nos últimos anos, as bandas de pífanos permanecem sólidas e com uma profunda empatia junto ao público.

A terceira edição mantém o viés das anteriores ao buscar o reconhecimento das bandas tradicionais, mas também abre espaço para as vertentes ontemporâneas.

As atividades são voltadas para palestras, oficinas práticas, apresentações musicais,venda de produtos afins e o lançamentos de CDs e DVDs, visando a divulgação e o intercâmbio artístico-cultural.

Participam bandas de Pernambuco, Alagoas, Paraíba.  A novidade deste ano é a internacionalização do  Tocando Pífanos, com a a participação do Trio Serendou
composto por músicos do Niger, na África, e da França.

Três oficinas estão programadas: uma sobre a sonoridade do pífano em várias etnias e as outras duas direcionadas  à confecção do instrumento em diferentes regiões brasileiras.

No repasse dos saberes, há roda de conversa com mestres pifeiros, além de  outras discussões sobre salvaguarda dos grupos, aspectos sociais e históricos das bandas  e o Festival Sous Fifres, encontro de pífanos, que ocorre há 22 anos na França.

O 3º Tocando Pífanos soma-se a diversas outras atividades que a Página 21 vem desenvolvendo com pesquisa, registro , formação e intercâmbio artístico em torno do pífano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário