quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A SEGUNDA EDIÇÃO

Salve! Salve! Chegamos ao segundo encontro de bandas de pífanos, o Tocando Pífanos. De uma idéia nascida do trabalho desenvolvido pela Página 21 com João do Pife de Caruaru, estamos reunidos outra vez para boas conversas sobre este instrumento rústico e de som encantador.
Seguimos com o objetivo de promover o encontro de bandas, pesquisadores, estudiosos e amantes desta arte buscando integrar, mapear, e identificar grupos das mais diversas origens, contribuindo para consolidação e manutenção desta tradição.
O Tocando Pífanos,  por sua formato, proporciona uma ampla discussão sobre o tema e  reúne representantes de origens e formações diversas, passando pelo tradicional e o contemporâneo
Mantemos o formato da primeira edição: rodas de conversas com mestres, palestras temáticas, oficinas práticas, lojinha de produtos, lançamentos de livros, DVDs e CDs, além de espetáculos musicais.
No encontro anterior priorizamos as questões que envolviam a tradição, trazendo bandas de comunidades indígenas, afro-descendentes, e do interior do Brasil. Desta vez a discussão continua em torno da tradição, mas acrescentamos o contemporâneo.
Convidamos grupos tradicionais, como a Banda de Pífanos de Bendegó de Canudos Velho (BA) que tem a característica da herança familiar, mas trouxemos também  o Pife Muderno (RJ) composta por integrantes com educação musical formal e que usam como base as bandas de pífanos tradicionais.
Em 2009, homenageamos Sebastião Biano - líder da Banda de Pífanos de Caruaru. Desta vez o homenageado é João do Pife, da Banda Dois Irmãos. Com 52 anos de carreira e um currículo repleto de apresentações no Brasil e no exterior, além de confeccionar e tocar seus instrumentos, João já formou mais de uma dezena de bandas mundo afora.  
Sejam bem-vindos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário